quinta-feira, 21 de junho de 2007

Nutrição saudável, mais do que um simples jeito de viver bem

Cresce o número de adeptos dos hábitos alimentares saudáveis


Os adeptos de hábitos alimentares saudáveis têm muito o que comemorar. Uma das dificuldades encontradas por quem prefere comidas mais saudáveis era a dificuldade em encontrar bons restaurantes. Atualmente em Brasília já é possível encontrar vários estabelecimentos, com uma variedade enorme de alimentos saudáveis. Pratos orgânicos também têm grande numero de adeptos. Antigamente a maioria das pessoas que adotavam esse estilo de vida eram atletas e pessoas que tinham recomendações medicas. Hoje quem quer uma vida melhor está aderindo ao estilo.


O vegetarianismo ainda é praticado por um número maior de pessoas, que pelos mais variados motivos deixam de comer carne. Mas o que tem crescido ultimamente são os alimentos orgânicos. Apesar de serem pesquisados há mais de 70 anos, somente agora esses produtos começam a aparecer nos supermercados.

Conhecidos por não terem agrotóxicos e fertilizantes artificiais, os alimentos orgânicos estão em completa harmonia com a natureza. Algumas pessoas fazem cara feia quando perguntados sobre comida orgânica. Existe o preconceito devido ao fato de que os alimentos orgânicos são menores, mas isto independe de serem orgânicos. Os alimentos por serem tratados com agrotóxicos e fertilizantes geralmente são maiores, mas com menos nutrientes e vitaminas além de também perderem parte do seu sabor natural. “Alguns alimentos provados sem agrotóxicos mudam completamente de sabor, ficam mais puros e agradáveis de comer”, afirma Solange Frizon que consome alimentos orgânicos há praticamente dois anos.


Proteína hidrolisada da soja pode substituir a carne


Solange resolveu aderir os alimentos orgânicos após uma consulta medica. “Não estava com nenhum problema. Apenas resolvi experimentar depois da sugestão do medico e para melhorar um pouco a saúde” comenta. Ressalta ainda que não deixou de comer carne. Apenas diminuiu seu consumo. “Não é necessário deixar de comer carne, o importante é saber balancear os dois”, afirma Solange. Para a nutricionista Robertta Vilhena independentemente de ser vegetariano, carnívoro ou orgânico, o mais importante e ideal é saber balancear os alimentos. “Muitos vegetarianos adotam a soja para substituir a carne, usando a proteína hidrolisada da soja que é feita como carne”, afirma Robertta.



Segundo ela essa é justamente a diferença entre ser vegetariano e consumir alimentos orgânicos. “Quem é vegetariano não come carne de modo algum, já quem come alimentos orgânicos não se restringe ao consumo de carne. Apenas preferem esses alimentos por não conterem agrotóxicos e fertilizantes, já os vegetarianos não fazem essa distinção”, afirma. Para ela o aumento de restaurantes e lojas com produtos vegetarianos e orgânicos só tende a continuar. “O consumo de orgânicos por vegetarianos tem aumentado a cada dia, porém ainda não alcançou toda a população. Como nutricionista não acho certo nem errado ser vegetariano, desde que a escolha de ser não interfira na saúde”, conclui Robertta.

Nenhum comentário: