quarta-feira, 16 de maio de 2007

Acidentes com motos aumentam cada vez mais

Os brasilienses são verdadeiros apaixonados por motos. No Distrito Federal existem atualmente 78.160 motocicletas nas ruas. Por esse e outros motivos, já virou cena comum no transito da capital acidentes envolvendo motociclistas. Segundo dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), de cada 10 mil motos, 17 envolveran-se em acidentes com morte, enquanto os carros de cada 10 mil cinco estiveram envolvidos. Devido a isso, cada vez mais o Detran reitera as campanhas educativas direcionadas aos motociclistas e ao respeito as leis de transito.

A frota de motocicletas cresce a cada dia, mas as motos ainda estão em desvantagem em relação aos carros, atualmente segundo dados do Detran, são 695.677 carros contra 78.160 motos, um total de 8,7% da frota total de veículos do DF. Nos últimos cinco anos na frota de motos aumentou 124,6% enquanto a de carros teve um aumento de 32,4%. Em relação aos acidentes envolvendo motocicletas, a maioria dos envolvidos, 53,6%, são homens e tem entre 20 e 29 anos. Outro dado relevante é que dos mortos nos acidentes 76,3% estavam usando capacete.

As motocicletas vêm ganhando cada vez mais espaço, principalmente pela rapidez no transito. Muito utilizada para fazer entregas rápidas pelos chamados motoboys. E são eles quem estão envolvidos na maioria dos acidentes somando um percentual de 23,7% dos acidentados, segundo dados do Detran. Muitos motoristas de carro culpam os motociclistas pelos acidentes. “Eles cortam o transito e não respeitam as faixas divisórias das pistas, muitas vezes não é possível ver as motos”, diz Ana Rosalia recentemente envolvida em um acidente com motocicleta. Alguns motoboys admitem a excessiva velocidade no transito, “Muitas vezes temos prazo na entrega das mercadorias, o que nos leva à correr um pouco”, critica Alfredo Rodrigues, motoboy que também já esteve envolvido em acidente com carro. Essa troca de acusações é antiga e com o grande aumento de motocicletas nas ruas essa situação tende a piorar.

Na avaliação da maioria dos motociclistas são de grande importância as campanhas educativas que vem sendo desenvolvidas pelo Detran. “É importante conscientizar os motociclistas, mas também os motoristas de carros e pedestres. É um trabalho em conjunto, somente assim vamos conseguir diminuir os acidentes nas ruas de Brasília”. afirma Alfredo Rodrigues que trabalha como motoboy durante a semana nos fins de semana dirige um carro para maior comodidade e segurança de sua família. “Se cada um respeitar seu espaço o transito vai fluir cada vez melhor e com menos acidentes”. conclui Alfredo.

Alguns itens citados na atual campanha do Detran para os motociclistas são: sempre transportar os passageiros com o capacete; usar roupas claras e adesivos luminosos nas jaquetas; manter sempre o farol acesso, mesmo durante o dia; não “costurar” o transito e não circular pelos corredores; não transportar crianças menores de sete anos; nunca dirigir sobre efeito do álcool; sempre usar capacete com viseira ou óculos de proteção.

Nenhum comentário: