domingo, 1 de abril de 2007

Virou bagunça?


Por Fabio Grando
Depois de seis anos de luta na Fifa e mais de 50 anos da conquista da Copa Rio, a entidade máxima do futebol, finalmente reconheceu a Sociedade Esportiva Palmeiras como Campeã Mundial de futebol. O título foi conquistado no torneio em 1951 que contou com a presença de grandes times como a equipe italiana do Juventus, derrotada na final pelo Palmeiras.


Realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro a Copa Rio além dos finalistas Palmeiras e Juventus contou com a presença de mais seis times: Estrela Vermelha (Iugoslávia), Olympique Nice (França), Sporting (Portugal), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Vasco da Gama.


A luta palmeirense pelo reconhecimento do título começou em 2001, quando historiadores enviaram a Fifa documentos comprovando a façanha alvi-verde. Segundo os historiadores, naquela época times de futebol só podiam realizar viagens internacionais com autorizaçao da Fifa, fato ocorrido em 1951. Que contou ainda com a ilustre presença do presidente da entidade, o Sr. Jules Rimet para entregar a taça ao palmeiras. Com isso a Copa Rio de 1951 tornou-se o Primeiro Campeonato Mundial e Clubes.


A Copa Rio teve apenas duas ediçoes, além de 1951 conquistada pelo Palmeiras a de 1952 conquistada pelo Fluminense que também contou com a presença de mais sete times: Penarol (Uruguai), Grasshopper (Suíca), Sporting (Portugal), FC Saarbrucken (Alemanha), Libertad (Paraguai), Austria Viena (Áustria) e Corinthians, que jogou a final com o tricolor carioca.


Com o reconhecimento do título para a equipe paulista, advogados do Fluminense ja entraram em contato com os mesmos historiadores que comprovaram a tese palmeirense para tentar o reconhecimento pelo título mundial de 1952. Caso seja reconhecido, o Brasil passará a contar com 11 títulos mundiais. Palmeiras(1951), Fluminense(1952 ainda nao reconhecido), Santos(1962/1963), Flamengo(1981), Gremio(1983), Sao Paulo(1992/1993/2005), Corinthians(2000) e Internacional(2006).


Muitos torcedeores não concordam com a idéia do reconhecimento da Fifa aos títulos de 1951 pelo Palmeiras, de 1952 pelo Fluminense e até mesmo o de 2000 conquistado pelo Corinthians. Tudo pelo fato de não terem conquistado a Libertadores da América, torneio sul-americano que qualifica o campeão a disputar o mundial no japão. Conquistado apenas por, Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo e Internacional. Na opinião de muitos, os verdadeiros campeões mundiais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente ser campeao mundial sem libertadores nao combina.
muito bom o blog

Esdras Jr. disse...

O legal eh que abre precedentes.
Agora ateh o Bangu (que ganhou um torneio semelhante na decada de 50) pode requerer "titulo mundial". Soh rindo mesmo...

E pq "Jornalista 27"???

Abraco!

=]